CHI KUNG SOBRE TELA



 Ler em Português      Read in English

  O meu nome é Ana Agra e sou pintora, este artigo é sobre as mudanças que tenho vindo a sentir em mim desde o inicio da minha formação no Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico e como essas alterações se traduzem no que pinto.

 

  Através da  prática do Chi Kung, meditação, e da execução de movimentos físicos que não são usados no dia-a-dia criamos novas sinapses no cérebro,  que nos permitem ver a vida e o que nos rodeia de novas formas. Ao praticar Chi Kung ficamos também com uma sensibilidade mais apurada e mais conectados com o tudo o que nos rodeia.

 

Alguns benefícios do Chi Kung:

 

     Aumento da Consciência

     Desenvolvimento da espiritualidade

     Corpo mais forte e saudável

     Mente mais tranquila e desperta

 

  Esta nova visão do mundo à nossa volta e de nós mesmos  permite-nos ser mais criativos.

 

Diferenças que vejo no que pinto desde que entrei para o curso:

 

  Antes do curso o  meu desenho era a preto e branco com raros apontamentos de  cor. Era composto por traços e pontos.



 

  Durante o curso comecei a utilizar a cor, pela vibração que emite, e a introduzir formas como o corpo e plantas. Comecei a pintar corpos que se ligam à Terra e de onde crescem plantas e flores.

 

  No decorrer do curso também aprendemos a correspondência de cada cor a cada um dos 5 Elementos na MTC, sendo assim Verde - Elemento Madeira; Vermelho - Elemento Fogo; Amarelo - Elemento Terra; Branco - Elemento Metal e Azul e Preto - Elemento Água. 


  Agora o pintar é algo mais harmonioso, mais fluido, e sinto a ligação entre corpo, mente e energia.  Sinto a energia passar do yin para o yang e voltar ao yin. 




  Estas alterações deram-se em mim através da prática das sequências de exercícios, das meditações e de todos os movimentos que executamos conduzindo a nossa consciência às vértebras, aos órgãos, aos vários músculos do corpo, aos tendões. Tal como os exercícios de respiração que me permitiram sentir mais espaço dentro de mim. Ganhei assim uma nova consciência corporal.

 

  O desenho e pintura ajudaram-me a explorar estas novas sensações e a interioriza-las.

  Serviu como uma base de registo destas novas formas de sentir e como um meio para as aprofundar.

 

 O Chi Kung é uma ótima ferramenta para o auto-conhecimento, uma prática para uma boa saúde física, emocional, mental e espiritual, é também um estímulo para a criatividade e para todo o processo criativo. Esta prática abre portas a novas realidades, novas formas de vermos o mundo e  permite-nos  aprofundar o autoconhecimento.

 


Artigo escrito por Ana Isabel Agra;
Revisto por Paula Madeira;
Editado por Mónica Martinho.




PT


Comentários

Mensagens populares