Chi Kung nas Artes e no Desporto

 Ler em Português      Read in English


 De uma forma geral, o Chi Kung é reconhecido como uma prática preventiva de doenças e promotora de saúde e longevidade, proporcionando um bem-estar físico, emocional, psíquico e até espiritual.

No entanto, os seus benefícios prolongam-se para além destes atributos. Mediante a utilização e manipulação da energia vital – Qi ou Chi – e através de uma variedade de técnicas, entre as quais se incluem posturas físicas, sequências de movimentos, exercícios de respiração, relaxamento, foco e meditação, o Chi Kung proporciona fortalecimento físico, particularmente o interno, a expansão da mente, o alcance de diferentes níveis de consciência e o desenvolvimento da espiritualidade.

Neste artigo vamos relevar a influência e a importância destas técnicas aplicadas ao desporto e às artes em geral. 


Desporto



O desporto surge em várias atividades, desde as que envolvem uma maior componente de destreza física até as que envolvem uma maior componente de estratégia, concentração e foco.

Muitas das técnicas de Chi Kung que envolvem posturas físicas estáticas ou semi-estáticas beneficiam particularmente o fortalecimento da musculatura, a par das técnicas de sequências de movimentos, que conjugadas com exercícios respiratórios, beneficiam toda a estrutura óssea, assim como tendões, articulações e músculos, contribuindo para um desempenho físico mais aprimorado nas atividades desportivas onde este é primordial.

De forma semelhante, as técnicas de concentração, foco e meditação utilizadas no Chi Kung, proporcionam o controle emocional e o mindset necessários para superar os desafios e ajudar a atingir o potencial máximo. Atualmente, num mundo desportivo tão competitivo, em que os atletas/equipes de topo utilizam quase todos as mesmas ferramentas e praticam os mesmos programas de treinos, é também no detalhe que existe a diferença, e esse detalhe também reside na preparação mental e emocional, na concentração, foco, determinação, força interior e confiança em si mesmo proporcionadas pela simbiose das técnicas de respiração, relaxamento e meditação utilizadas na prática de Chi Kung.


Artes de Dança

As artes de dança podem ser bastante exigentes em termos físicos e mentais, e causadoras de diversas lesões, como por exemplo, no caso do ballet. 

Por vezes, os bailarinos movem-se de formas que não são nem intuitivas nem naturais para o corpo, resultando em tensões nos músculos e nas articulações, que bloqueiam o fluxo de energia e que poderão levar a dores crónicas e fadiga. O Chi Kung ajuda a reconectar a forma como o corpo se deseja mover para libertar a tensão, através de movimentos lentos que conjugados com a respiração e com a mente focada em cada pormenor do movimento, estimulam o livre fluxo de energia contribuindo para eliminar estagnações e tensões.

Além disso, concentra-se precisamente no trabalho interno do corpo em movimento, no domínio da energia, nas técnicas de respiração que a alimentam e no uso sistemático da mente para facilitar, com o mínimo de esforço, os alongamentos, o alinhamento e o equilíbrio, a fluidez dos movimentos, a precisão e a graciosidade. Respeita a interconexão entre corpo, mente e espírito, com três focos fundamentais: Postura e alinhamento - Respiração e energia - Intenção e consciência.

É precisamente esta interconexão e integração entre corpo, mente e espírito que permite a expansão da mente e o alcance de diferentes níveis de consciência por forma a improvisar e coreografar em formas mais genuínas, não caindo em rotinas, e deixando o movimento fluir de dentro para fora de forma natural, sentindo em vez de pensar o movimento, acentuando a expressão artística e permitindo ir para além da técnica pura ao explorar o poder e beleza interior, em que os movimentos se tornam maiores que a soma das partes da coreografia.

Nestas artes, não só o Chi Kung é capaz de prevenir lesões, curar bloqueios e fortalecer o corpo e mente, mas também capaz de servir como fonte inspirativa.


Artes Marciais

É precisamente nas artes marciais, principalmente nas chinesas, onde a prática e as técnicas utilizadas pelo Chi Kung adquirem uma importância bastante relevante.

Para além dos benefícios gerais do Chi Kung e das vantagens que se obtêm, enunciadas anteriormente, na aplicação ao desporto e às artes de dança, nas artes marciais, o Chi Kung é utilizado para o cultivo, desenvolvimento e armazenamento da energia vital – Qi ou Chi – para aprimorar a resistência, as técnicas de combate, a eficiência e eficácia dos movimentos dessas várias técnicas conjugadas com a respiração consciente, assim como no aproveitamento e cultivo da energia interior para o desenvolvimento de força interior, não só para fins protetores como também para o desenvolvimento de força externa explosiva.

Nesta perspetiva existem essencialmente dois princípios:

- O Wei Dan ou Elixir Externo, também denominado duro (hard), que enfatiza a geração de Chi nas extremidades dos membros – pernas e braços – em coordenação com as técnicas marciais físicas. Durante a execução das técnicas, a mente é concentrada, focada na energização do Chi e no tensionamento das extremidades dos membros, o que faz com que a força muscular aumente significativamente tornando as técnicas mais eficazes. 

Também pode ser usado como protetor, treinando o corpo para criar resistência a embates, como por exemplo, de socos e pontapés. Nesta perspetiva a energia Chi é conduzida para e pele e músculos por forma a resistir a embates.

- O Nei Dan ou Elixir Interno, também denominado suave (soft), que enfatiza a geração de Chi no próprio corpo e que só depois é transmitido aos membros para aumentar a sua força. As técnicas usadas são suaves, o corpo deve manter-se relaxado e o uso muscular deve ser mantido ao mínimo. A ideia é de utilizar a estrutura do próprio corpo, com o mínimo de esforço, através de movimentos suaves, relaxados e centrados no equilíbrio.

Outro aspeto importante do Chi Kung nas artes marciais, é o conhecimento da estrutura de meridianos, os canais energéticos por onde circula a energia e que são trabalhados pelo Chi Kung. Nestes canais existe um conjunto de pontos - que normalmente são usados na acupunctura com fins terapêuticos - que quando pressionados, podem causar bloqueios ou danos na estrutura física do oponente. 


Artes Plásticas

Como referido no início do artigo, em que alguns dos benefícios do Chi Kung, nomeadamente através da expansão da mente, do alcance de diferentes níveis de consciência, do desenvolvimento da espiritualidade, do relaxamento e equilíbrio emocional, proporcionados pelo livre fluir do Chi e pela meditação, criam as condições para um estado mental mais aberto, criativo e até a descoberta ou a tomada de consciência de talentos adormecidos.

Esses renovados estados mentais, emocionais e espirituais conduzem a diferentes formas de observação e compreensão do que nos rodeia e a um incremento de criatividade e inspiração que pode também ser aplicada na multidiversidade das variadas artes plásticas, permitindo atingir níveis de inovação acima do comum.

Para finalizar este pequeno artigo, o Chi Kung, em si, é uma arte própria, um mundo infindável que abrange terapêutica, bem-estar, desenvolvimento pessoal, cura física e emocional, e acima de tudo, que nos proporciona a tomada de consciência da energia existente em nós e no Universo e de todo um mundo energético incrível para usufruir e descobrir. 

Que o Chi esteja convosco!

Autor: Rui Escudeiro

Instrutor de Chi Kung pelo Curso de Instrutores de Chikung/ ESMTC (Escola de Medicina Tradicional Chinesa-Lisboa)

*Artigo traduzido por Marta Brízido, revisto por Paula Madeira, paginado e publicado por Joana Duque




Comentários

Mensagens populares