A arte de praticar chi kung no dia-a-dia

                                 Figura 1 - Os Cinco Elementos, estação, órgão, víscera, emoção, cor associados

 Ler em Português      Read in English


Resumo


O presente artigo foi escrito no âmbito do Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico, ano letivo 2020-2021 – 2º ano e tem como objetivo mostrar que é possível a inclusão de um conjunto de exercícios de Chi Kung, no nosso dia a dia, resultando esta prática em pinceladas artísticas e coloridas no nosso corpo, alma e espírito. Para a sua elaboração recorreu-se à consulta bibliográfica e pesquisa na internet de artigos orientadores partindo da questão “Como posso introduzir diariamente a prática de Chi Kung na vida quotidiana?”.
Do estudo e análise conclui-se que a introdução da prática de Chi Kung no nosso quotidiano passa por complementar os gestos simples como acordar, lavar a cara, passar creme pelo corpo, olhar para o espelho, andar, comer, trabalhar, dormir ou simplesmente respirar, com exercícios que transformam a nossa energia através da intenção e da concentração, trazendo benefícios físicos e emocionais extraordinários e fundamentais para a humanidade. A predisposição e a vontade da pessoa são elementos essenciais para que essa integração diária seja possível, resultando numa mudança desejada e não imposta.

Palavras-chave: Chi Kung; Energia Vital; Bem-estar; Mudança


“Quero” é a palavra mais rara do mundo, embora a mais usada. Aquele que chega a encontrar o terrível segredo do querer, embora seja hoje pobre e o último, logo se avantajará aos demais - Lacordaire

Toda a gente conhece a nuvem de palavras utilizada para medir as expressões mais usadas, como barómetro de sentimentos e estados de alma. Atrevo-me a cogitar que se o aplicássemos a toda a humanidade a palavra exultante seria TEMPO e a ela estariam associadas expressões como “Não tenho tempo”; “Se eu pudesse mandar no tempo!”, quiçá sinónimas de uma qualquer incapacidade ou falta de vontade, como se o tempo fosse só inalcançável, de tal maneira ágil que se corre atrás dele e não se consegue apanhá-lo. Acontece que o tempo é apenas um conceito pragmático e ilusório (Einstein) e, como refere o pensador Roberto Reis… relativo quando a vontade é absoluta.
Narciso Irala no seu livro “Controlo Cerebral e Emocional” descreve VONTADE como um apetite racional, poder executivo da nossa personalidade, a energia própria do “eu” que sendo livre, ativa e inteligente acumula energia na deliberação de querer fazer alguma coisa (intenção) e descarrega-a na decisão (concretização do ato). É a tomada de decisão em consciência, a sinceridade no querer que transforma a intenção em realidade.
Vivemos de forma atribulada, sempre a correr, de um lado para o outro. Entramos e saímos das telas das nossas vidas sem escutar o nosso corpo, desligados dos sinais de aviso. A maioria das vezes dispomo-nos a fazer algo por nós porque o nosso corpo e espírito choram como a tinta em excesso que pinga do pincel do pintor. Necessitamos de processos simples que apelem à mente recetora e emissora que reeduque a nossa psique. É importante cuidar da saúde de forma natural investindo numa vida saudável em comunhão com a natureza. A clássica pergunta “Como podemos nós mudar?” pode ser respondida com gestos simples, gestos que não ocupem lugar, que são uma continuidade ou correção de hábitos, gestos como os traços contínuos da figura, da paisagem, da coisa que o pintor pinta como um grande quadro. Afinal, se queremos cuidar de nós de forma apropriada, temos de nos respeitar e, como nos aconselha Peterson cuidarmos, como cuidamos de quem depende de nós, porque a humanidade como um todo merece ser tratada com empatia, porque temos um papel vital a desempenhar no destino do mundo. 

Um caminho…se não o percorreres, nunca o findarás,
Um negócio…se o deixas, não prospera,
Um Homem…se não o educas, não será bom,
Um sino…se não o tocares, nunca soará

                                    Provérbio Chinês


Quando contemplamos a Natureza deleitamo-nos com o azul do céu, o brilho das estrelas, a força da água, a magnanimidade das árvores, a imensidão do mar, a magnitude do vento, a magia do horizonte. Saboreamos com doçura a maçã colhida e conseguimos reter nos pulmões os cheiros da floresta que inundam o nosso corpo e mente como se de um banho se tratasse. Pisar a terra representa o regresso às raízes que dá segurança ao espírito inquieto. A Natureza é um remédio acessível a todos e de várias formas. É possível “estremecer interiormente” ao contemplar os girassóis de Van Gogh[1], como nos relata Jacques Salomé[2]? Sim, porque o Homem está dentro da Natureza.
A sabedoria milenar chinesa acredita que “o homem faz a ponte entre o céu e a terra”. Todos os seres vivos são influenciados pela energia (CHI)[3] do Céu e da Terra. A prática de Chi Kung[4] permite-nos alcançar a visão holística, o equilíbrio desejado pela atuação terapêutica que os seus exercícios têm sobre o corpo físico, emocional e mental. Com a prática diária e permanente a energia circula de forma harmoniosa no organismo, favorecendo estados de calma, melhorando o desempenho geral e proporcionando bem-estar. As palavras mágicas são Transformação e Equilíbrio.
Na visão ocidental de Peterson é a Ordem e o Caos, o YIN e YANG taoista em que a Ordem é a serpente branca e masculina e o Caos é a serpente negra e feminina. Os pontos de cor em contraposição indicam a possibilidade de transformação perante a Ordem ou o Caos. A fronteira entre estes eternos parceiros encaixados é o caminho do equilíbrio da vida.
Os Princípios da Medicina Interna do Imperador Amarelo[5] refere que na Natureza as quatro estações produzem cinco energias, frio, calor, secura, humidade e vento que transformadas promovem o nascimento, o crescimento, a colheita, o armazenamento de todas as coisas. O modelo das Cinco Transformações descreve metaforicamente a transformação do CHI, que resulta de uma relação dinâmica entre as forças naturais, o corpo e o espírito. Essa relação dinâmica tem por base o posicionamento dos elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água na Natureza, mais especificamente nas estações do ano. O ciclo de interação entre eles é geracional, de dominação, de agressão ou de contra dominação, tendo em conta as características de cada elemento e a sua representação em cada órgão do corpo humano (cfr. Fig 1).

A prática de Chi Kung, no dia a dia, intensifica o equilíbrio entre o Homem e Natureza porque o foco principal da transformação da energia é a nutrição do espírito, da mente e da consciência através de um corpo são e de uma equilibrada circulação energética no corpo humano.


Dos inúmeros exercícios de transformação e manipulação energética do Chi Kung (Automassagem, Makko-HO, Abertura dos Meridianos, Órbita Microcósmica, Shibashi, Yi Jin Jing, Postura da árvore, entre outros, coligiu-se alguns de fácil integração nos hábitos diários. Pretende-se, assim que esta “ginástica energética” se torne um hábito, um gesto natural e complementar que melhora a vida das pessoas.

    Figura 2 – Podes fazer estes exercícios ao acordar, ainda deitada. Começa o dia com brilho
 
 
                                    Figura 3 - Exercícios de auto-massagem no banho ou enquanto passamos creme no corpo e cara

 

 

 

Figura 4 - Todos os dias pratica o Makko-HO e dedica especial atenção ao órgão da estação em que te encontras ou da que precede. 

 

 

 

Figura 5   - A meio de um dia de trabalho, no final da tarde ou no início de cada dia estes cinco movimentos do Yi Jin Jing fortalecem o corpo e a inteligência. Escolhe um dia da semana para praticares os 12 movimentos completos ou os 18 movimentos (Shibashi)

  

Figura 6 - Todos os dias de manhã, depois do banho, no final da tarde, num Jardim, junto ao mar sê uma árvore em três minutos. Coloca intenção nas palmas das mãos apontando-as para a bexiga, ou coração, ou pulmões. Permanece e escuta o silêncio que te quer dizer tanta coisa!

 

       Figura 7 - Concentra-te em canalizar a energia mantendo-te como elo entre o Céu e a Terra. À noite olhando a Lua, de dia escutando as ondas do mar ou simplesmente no lugar que escolheres. Foca-te em ti e na pérola de energia dentro de ti e fá-la circular subindo pelas tuas costas, permanecendo no topo da cabeça e descendo pela frente do corpo. Inspira quando ela sobe e expira quando desce. Encontrarás dentro de ti o teu calor humano.

Conclusão

O stress, a ansiedade, a agressividade, a falta de confiança, a raiva, os desejos incontroláveis tomaram conta do ser humano, mas ao mesmo tempo a sua busca pela tranquilidade, paz, harmonia e felicidade são cada vez mais constantes.

Partimos da questão “Como posso introduzir diariamente a prática de chi kung na vida quotidiana?” e a resposta encontra-se na sequência de exercícios propostos que integrados no nosso quotidiano nos fazem sentir que não estamos a perder tempo e que não precisamos de muito tempo. Apenas o necessário para realizar o que queremos fazer.

Se todos os dias ao acordar escolher alongar-se suavizando os movimentos bruscos de quem está sempre atrasado; se ao ensaboar-se no banho ou passar creme pelo corpo e cara tiver a atenção plena nos movimentos que acariciam, massajando; se tapear os braços, cabeça, timo, passar os dedos pelos olhos e sobrancelhas quando olha a imagem carinhosamente projetada no espelho; se nas reuniões de trabalho, mental ou deliberadamente escolher da palete de exercícios propostos o que alivia um stress momentâneo; se no final de cada tarde, na cozinha , na varanda, a ver televisão, escolher outros que o farão sentir feliz; se ao deitar procurar a paz e tranquilidade na respiração e meditação, estará a integrar o Chi Kung na sua vida quotidiana e a trazer para si e para os outros maior qualidade de vida e nesse caso o tempo será apenas uma medida que separa o dia da noite. 

 

[1] Pintor vanguardista. que pintava de dentro para fora, como se a natureza residisse dentro dele. “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”.  Com pinceladas leves rápidas e carregadas de tinta, para poder captar o pulsar instantâneo da natureza.

[2] SALOMÉ, Jacques – A coragem de ser autêntico, pg.111…” (…) Eu já tinha visto milhares de reproduções em cartas postais, mas daquela vez eles surgiram-me luminosos e muito vivos, fazendo-me estremecer interiormente. Uma vibração indescritível percorreume o corpo e senti-me muito mais vivo e aberto para o mundo. Compreendi que a luz pode vibrar, respirar, palpitar no coração de uma tela, como uma fonte inesgotável”.

[3] Chi é energia e tudo é energia. Existem vários tipos de energia no Universo e no Corpo Humano. O conceito das três energias ou forças naturais, Céu, Homem e Terra e as relações entre elas foi o início do desenvolvimento do Chi Kung.

[4] É a arte de manipular ou trabalhar com êxito a energia ou chi. Tal pressupõe persistência e continuidade. Através das práticas, exercícios e métodos de treino usa-se as diversas faculdades humanas como o movimento e o não movimento, o relaxamento, a respiração, a atenção, a intenção, a imaginação e a vocalização para cultivar o chi no ser humano.

[5] Huang Di Nei Jing Su Wen - É a obra mais antiga da medicina chinesa. Foi escrita no formato perguntas e respostas entre o Imperador Amarelo e vários médicos. Descreve o entendimento da medicina chinesa sobre doenças, remédios, diagnósticos e tratamento e sempre serviu de guia para os médicos chineses.

 

Bibliografia


COELHO, Manuel Pinto – Chegar novo a velho. Medicina do futuro. Prime, 22ª ed. Lisboa, 2017.

ESMTC – Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico – Sebenta das aulas, Lisboa, 2020

ESMTC – Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico – Sebenta das aulas, Lisboa, 2021

ESMTC - Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico – Trabalho final do 2º ano, 2021

IRALA, Narciso – Controlo Cerebral e Emocional. Edições Paulistas, 2ª ed. Lisboa, 1970.

PETERSON, Jordan B – 12 Regras para a Vida. Um antídoto para o Caos. Lua de Papel. Alfragide, 2018.

SALOMÉ, Jacques – A coragem de ser autêntico. A arte de comunicar em consciência. Ésquilo, 2ª ed. Lisboa, 2000.

O homem e a natureza – https://www.instituto-camoes.pt/images/stories/tecnicas_comunicacao_em_portugues/ciencias_da_vida/Ciencias%20da%20Vida%20-%20O%20homem%20na%20natureza.pdf. Consultado em 29/8/2021.

A prática do Chi Kung e seus benefícios in https://namu.com.br/portal/corpo-mente/chikung/a-pratica-do-chi-kung-e-seus-beneficios/. Consultado em 29/8/2021.

Porque devemos praticar Chi Kung enquanto trabalhamos? In https://lifestyle.sapo.pt/saude/fitness-e-bem-estar/artigos/porque-devemos-praticar-chikung-enquanto-trabalhamos. Consultado em 29/8/2021

O Qi ou energia in https://esmtc.pt/blog/category/chi-kung. Consultado em 29/8/2021.

BRANCO, Juvenal - O Ser Humano contém em si, a imagem do Céu e da Terra, 2000 in https://esmtc.pt/blog/category/chi-kung. Consultado em 29/8/2021.


* Artigo escrito por Ilda Pires, revisto por Paula Madeira, traduzido, paginado e publicado por Joana Duque


www.chikung-terapeutico.com
www.esmtc.com
www.healing-project.com




Comentários

Mensagens populares