A PINEAL E O CHIKUNG



 Ler em Português      Read in English


A glândula pineal é um órgão do tamanho de uma ervilha com cerca de cinco centímetros de diâmetro e em forma de pinha (daí o seu nome). Está situada no centro do cérebro, no espaço antero superior da glândula pituitária, anterior ao teto do nariz e presa ao terceiro ventrículo do cérebro. Ela existe em quase todas as espécies de vertebrados. A glândula pineal é grande na infância e reduz de tamanho na puberdade. 


Funções da pineal

As funções da pineal nos seres humanos inclui a regulação do ritmo circadiano, controle dos ciclos de sono, maturidade sexual e equilíbrio psicoemocional.

 Nas aves e outros animais a pineal serve de “sistema de navegação”. Nos seres humanos esta função está a ser investigada, mas se se provarem as suas funções magnéticas, pode explicar o sistema inconsciente de orientação que os seres humanos possuem.


A pineal e as hormonas

A pineal é o centro da produção da hormona MELATONINA e SEROTONINA. A Melatonina regula algumas das actividades no ser humano nomeadamente: os ritmos corporais diários relacionados com os ciclos da noite/dia. É libertada no escuro, durante o sono. Acredita-se que esta previna o processo de envelhecimento, defendendo o corpo contra os radicais livres; previne o jet lag; está implicada nas desordens afectivas sazonais, coordena a fertilidade e permite ao ser humano um padrão de sono profundo e reparador.

A Melatonina por outro lado é uma hormona muito antiga encontrada no reino animal. Nos répteis e aves, a pineal encontra-se próximo da pele e não necessita de interacção com os olhos para registar os ciclos de dia/noite – é daqui que vem a noção de “terceiro olho”. Nestes animais esta glândula funciona como um relógio. Nos mamíferos no entanto, a pineal está sujeita aos olhos e sistema nervoso central. Aqui a luz funciona como barreira à produção da melatonina.

A Serotonina, um dos neurotransmissores, é produzida nos intestinos e glândula pineal. Na pineal a Serotonina transforma-se em Melatonina, é o único sítio do corpo onde se dá esta conversão. Das funções da serotonina destacam-se o controle da liberação de algumas hormonas e a regulação do ritmo circadiano (noite/dia), do sono e do apetite, também conhecida como 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito sobre o humor, ansiedade e sobre a agressão, por isso é incrementado por muitos antidepressivos tais com o Prozac.

As funções da pineal podem ser afetadas por stress ambiental, podendo fazer com que o estado de alerta do corpo fique comprometido, assim como os níveis e temperatura e funções hormonais. O stress ambiental pode traduzir-se por desequilíbrios no ritmo e luz e escuro, radiação, campo magnético, desequilíbrios na alimentação, alterações de temperatura, subida de altitude e padrões diários de stress.

A pineal tem sido implicada em várias desordens tais como: o cancro, disfunção sexual, hipertensão, epilepsia, etc. Esta glândula cria cristais à sua volta à medida que a idade vai avançando o que vai fazer com que a produção de melatonina diminua. Estes cristais são feitos de APATITA - fosfato de CÁLCIO NATURAL, contendo flúor e cloro, encontra-se nas rochas eruptivas ou metamórficas e no TECIDO ÓSSEO. Segundo alguns autores como é o caso do Psiquiatra Dr. Iso Jorge Teixeira, o facto da pineal criar cristais ao seu redor significa que este órgão está em involução. No entanto outros autores como é o caso do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira Diretor (clínico do Instituto Pineal Mind, e diretor-presidente da AMESP) acreditam que a pineal evoluiu de um órgão fotoreceptor para um órgão neuroendócrino.


A pineal e a Magia

Esta glândula está associada a poderes mágicos desde a antiguidade.

Ela é mencionada pela primeira vez pelo médico e filósofo grego Galeno (130ac- 210 DC).

Nostradamus nas suas profecias (1503 - 1566), faz alusões à importância dessa glândula nos tempos actuais. Ele considera-a como "A antena mais fina e alta do sistema nervoso central, a nossa central elétrica". “É uma central dirigente do corpo como o capitão de um navio".

 Ocupa o centro de gravidade da massa cerebral e morfologicamente, apresenta-se como um vestígio de algum terceiro olho a surgir remotamente nos homens do futuro.

 Actualmente alguns biólogos defendem que as células da pineal partilham um ancestral comum com células da retina.


 É uma espécie de radar psíquico, também chamado de "olho pineal", "sexto sentido", "corpo pineal". Para os hindus "centro de força", para os ocultistas "olho de shiva", por ser o responsável pela clarividência, a vidência Racional. É realmente o "olho" pelo qual o homem une o mundo exterior e o mundo interior, o elo de ligação entre o macrocosmo e o microcosmo.

René Descartes (1596-1650), filósofo, místico e fundador da moderna matemática, referiu-se a ela como sendo a “sede da alma Racional”, ou “glândula do saber, do conhecer. Local onde os pensamentos são formados”.

Escritores como Madame Blavatsky e Alice Bailey, pioneiras do movimento Teosófico, usaram a pineal como o elemento chave da sua visão do mundo. (veja-se Alice Bailey: “Tratado da Magia Branca”, Madame Blavatsky “A Doutrina Secreta”).

 A pineal e o Chikung

A pineal pode e deve ser trabalhada através da meditação.

Na meditação, a pineal é muito associada ao estado de êxtase, ela emite um sinal sonoro constante extremamente baixo e agudo. Só pode ser ouvido na total ausência de sons exteriores e de pensamentos.

A meditação vai recriar um ambiente calmo e propício para que a pineal consiga aceder a diferentes níveis energéticos.

Ela consegue fazer a ponte entre a mente  física e estados mais altos de consciência. A pineal é a responsável por trazer ao Shen informação que o Hun captou no mundo das imagens.

Há várias formas de meditação no Chikung que vão permitir trabalhar a pineal. Das que conheço, as técnicas de Kan&Li talvez sejam as mais fortes.

Kan ( água ) Li ( fogo) são técnicas que podem ser trabalhadas usando um dos 3 aquecedores para trabalhar não só a pineal mas também para abrir as portas da consciência.

Estas meditações são mais intensas e rápidas quando feitas em completa escuridão pois aceleram a produção e posteriormente conversão de melatonina em DMT. Este processo químico dá-se naturalmente no cérebro na ausência de luz.

Mas para quem não quer técnicas tão radicais de meditação, há várias outras formas de trabalhar a pineal:

a)      Focar o olhar no centro da testa com os olhos fechados;

b)      Focar o olhar no topo da cabeça com os olhos fechados e a língua no palato mole;

c)      Focar um ponto à distância, mantendo o olhar fixo no ponto;

d)      Focar a atenção no centro do cérebro (palácio de cristal).

 Nota: estas técnicas devem ser supervisionadas por um profissional e não devem ser feitas por pessoas com doença mental ou que tenham sofrido trauma profundo físico ou emocional, razão pela qual as técnicas não são descritas na íntegra.

 

Conclusão

 A pineal é a glândula que mais interesse tem despertado não só em místicos mas em todos os que querem melhorar a sua ligação e camadas energéticas mais subtis, assim como os que querem desenvolver a sua intuição.

As técnicas de trabalho da pineal devem, no entanto, ser sempre seguidas por um profissional que vai  avaliando a evolução de quem as faz.

Esta área gera sempre muita curiosidade e por vezes controvérsia, mas estamos todos condenados a evoluir e a nossa ligação à fonte vai sendo sempre mais simplificada, a meu ver, para que cada um tome mais consciência de si e se responsabilize pelo que fazer com a informação recebida.

Cabe a cada professor, instrutor ou coach direccionar o aprendiz para a melhor forma de canalizar essa informação mas cabe sempre ao próprio a responsabilidade de seguir ou não a informação dada.

Somos livres nas nossas escolhas mas seremos sempre prisioneiros das suas consequências, que prevaleça o bom senso. 


* Artigo escrito por Paula Madeira, traduzido, publicado e paginado por Joana Duque com revisão de Paula Madeira

www.esmtc.pt

www.healing-project.com

Comentários

Mensagens populares