Andrologia e Chi Kung



 Ler em Português      Read in English


A Andrologia em medicina Chinesa (nan ke) é uma das mais recente especialidades da Medicina Chinesa com aproximadamente 40 anos. Com isto não quer dizer que não se tratassem problemas andrológicos anteriormente mas sim que só a partir desta data começaram a haver especialistas nesta área. 
Em Medicina Chinesa diz-se que a nível de dificuldade de tratamento, primeiro estão os homens, seguidos das crianças e por último as mulheres sendo estas as mais difíceis de se tratar. 
 Em termos físicos pode ser fácil tratar um homem mas o mesmo não acontece em termos emocionais. O homem é muito mais fechado e retraído e tem menor consciência da relação entre corpo e emoções. 
 A utilização do chikung como complemento de tratamento de patologias do foro andrológico é bastante eficaz e útil. Não só faz com que o paciente faça parte do seu processo de cura como também o convida a tomar consciência do seu corpo fazendo assim a ligação entre mente, emoções e área genital. 
Esta abordagem é não só prazerosa como muitas vezes libertadora. O aumento da consciência física e emocional faz com que o homem adquira mais respeito por si e pelo seu corpo.
 Muitas das patologias são um misto de físico e emocional. Se adereçarmos somente a parte física, estamos a perder uma boa parte da cura. 
Como em geral o homem é mais fechado emocionalmente que a mulher e não partilha de forma tão fácil as suas emoções, fazê-lo acreditar em si próprio e nas suas capacidade é fundamental para o processo de cura. 
Os exercícios sugeridos para cada uma das patologias têm como base os ensinamentos do Mestre Mantak Chia não só a nível de chikung como de massagem como é o caso de Karsai Nei Tsang e Chi Nei Tsang. 

 Contracção do Períneo 




 Som do Rim: Tchuuuuu 




Massagem Testicular 




Compressão dos órgãos internos 



 PATOLOGIAS 

 Varicocele: Dilatação das veias dentro do escroto,( bolsa de pele solta abaixo do pénis que detém os testículos). Esta condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto. 



 Em MTC as causas podem ser: 
- Vazio de Qi do Baço-Pâncreas 
- Estagnação de Qi e Sangue 

 Exercícios recomendados: 
- Auto Karsai: Massajar a área do abdómen e zona inguinal. 
- Massage Testicular com gel de castanha da Índia. 
- Durante o Verão colocar gel de castanha da Índia nas virilhas para prevenir o sobreaquecimento da área. 

 Ejaculação precoce: Ejaculação rápida após o começo da relação ou mesmo antes da penetração. 




 Em MTC as causas podem ser: 
- Vazio de Yin do Rim - Hiperatividade do fogo ministerial 
- Vazio de Qi do Rim 
- Falta de ligação entre o Coração e o Rim 
- Humidade-Calor no meridiano do Fígado 
- Vazio do Fígado que reprime o fogo. 
- Também pode estar associado a Vazio de Yang, emissão seminal, ocasionalmente com hematospermia. 
  • Em casos de calor (vazio ou plenitude), a porta da vida fica hiper excitada por excitação do fogo ministerial. 
  •  Em caso de vazio de Qi, há insegurança do portão da essência causando libertação prematura de sémen. 
  •  No caso de haver também hematospermia- há hiperactividade do fogo ministerial que faz com que o calor se propague ao palácio de esperma causando movimento anormal de sangue nos vasos. Em consequência, este derrama pelo fluido seminal e sai com o sémen durante as relações. 
  •  Nota: relação com outras condições ocidentais: Ejaculação precoce, hipertrofia benigna da próstata, prostatite crónica, ansiedade, depressão 
 Exercícios recomendados
- Respiração do Rim 
- Ligação entre Rins, Coração e área genital  
- Fazer os sons curativos destes dois órgãos, pode ajudar: Coração HAAAA; Rim Tchuuuu 
- Contração do períneo 
- Treinar sozinho a fase da excitação e contenção usando a Órbita Microcósmica. Repetir para a si próprio "estou em controlo, consigo aguentar" 
- Escolher bem as posturas sexuais. Prefira aquelas que não o fazem perder o controlo 
- Pare durante o acto, respire fundo e relaxe 

 Impotência (disfunção eréctil): Inabilidade na obtenção de uma erecção suficiente para uma performance sexual satisfatória. Antigamente era associado a etiologia psicológica, hoje dá-se como causa a disfunção orgânica. A incidência e severidade DE aumenta com a idade, contudo não deve ser considerada como parte normal do processo de envelhecimento. 80% dos homens com DE sofrem de arteriosclerose, diabetes, ou como efeito secundário de medicação.




 Exercícios recomendados: 
- Respiração dos Rins 
- Massajar os Rins, aquecer o Ming Men 
- Compressão dos órgãos
- Auto Karsay/ auto Chi Nei Tsang - Libertação de toxinas e tensões de toda a zona abdominal especialmente a zona abaixo do umbigo 
- Fazer o som do Coração (HAAAAAA) ou Fígado (SHHHHH) 

 Falta de erecção: O pénis não fica levantado ou erecto o suficiente para permitir uma penetração normal. É mais comum em homens de idade. 

 Em MTC as causas podem ser: 
- Falta de fogo no Ming Men 
- Consequência de excesso de actividade sexual 
- Medo causando lesão ao nível do Coração e Baço 
- Vazio do Fígado - Humidade Calor no meridiano do Fígado 
- Estase de Sangue 
  • Quando associada a patologias por vazio, explica-se pelo facto do pénis ter falta de calor, força ou nutrição para a erecção. 
  •  Quando associado a plenitudes, pode haver suficiente calor, mas pode haver estagnação de Qi ou factores externos obstruindo o livre fluxo de Qi, daí interferir com uma erecção normal. 
Exercícios recomendados:
- Auto Karsay/ Auto Chi Nei Tsang - Libertação de toxinas e tensões de toda a zona abdominal especialmente a zona abaixo do umbigo e pénis 
- Trabalhar através de contracção e respiração do músculo PC (pubococcigeno) 
- Trabalhar com o pénis semi erecto – tente elevar o pénis varias vezes usando para tal os músculos do pénis 

 Infertilidade (baixa contagem de espermatozoides): Aplica-se a homens que têm sexo não protegidos e sem retenção de esperma com mulheres férteis durante pelo menos dois anos sem que esta fique grávida. 



 Em MTC as causas podem ser: 
- Vazio de Qi do Baço 
- Vazio de Qi do Rim (Yin e Yang) e Vazio de Essência 
- Estagnação de Qi do Fígado 
- Humidade-Calor 
- Fleuma 
- Estase de sangue 
  • Em caso de vazio do BP, este falha no seu processo de transformação da essência da água e cereais, dando origem a vazio de sangue do Fígado e essência do Rim 
  •  No caso de Vazio de Yin do Rim, fogo vazio afecta a essência e danifica o sémen, a essência Yin do Rim falha na nutrição e produção de sémen. 
  •  No caso de vazio de Yang do Rim, o Fogo da Porta de Vida fica debilitado e falha no aquecimento e transformação da essência do Rim e Qi do Rim em sémen. 
  •  Se houver insuficiência da Essência do Rim, haverá falta de matéria prima para fazer sangue no Fígado e sémen. 
 Exercícios recomendados:
- Massagem testicular 
- Pressione suavemente os testículos no final da massagem 
- Compressão do escroto 
- Para a massagem escolha um óleo ou gel que possa aumentar a circulação de sangue na área, ex: Gengibre, Castanha da Índia, Gotu Kola, Cardamomo. 

 O futuro da Andrologia em Medicina Chinesa avizinha-se promissor pela sua abordagem holística, humanizada e não invasiva. A introdução do Chikung como arte terapêutica, acelera o processo de cura, e convida o paciente a ser parte activa deste. 
A consciência ganha pelo paciente durante este processo, faz com que haja uma transformação profunda não só a nível físico mas também mental. 
À medida que caminhamos para um novo futuro é importante reintroduzir-se velhas ferramentas de cura, como é o caso do Chikung, para que através delas o homem se liberte de velhos hábitos, tabus e preconceitos que o mantêm preso a si mesmo e lhe causam sofrimento. É importante que o homem se religue interior e exteriormente e volte a ser a ponte entre o céu e a terra. 

Nota: Todos os exercícios sugeridos podem ser encontrados nos seguintes livros:
Taoist Secrets of Love: Cultivating Male Sexual Energy: Mantak Chia
The Multi-Orgasmic Man: Sexual Secrets Every Man Should Know, Mantak Chia
Chi Nei Tsang: Chi Massage for the Vital Organs Karsai Nei Tsang, Mantak Chia.

* Artigo escrito por Paula Madeira. Parte da apresentação feita em Agosto 2016 no Tao Garden, Tailândia. Publicado no blog Departamento de Ginecologia e Andrologia - ESMTC
Editado por Jorge Ribeiro 
Tradução de Rita Bernardes
Publicado e paginado por Joana Duque 

Comentários

Mensagens populares