O controle da Hipertensão arterial através da prática de Chi Kung Terapêutico


SITE IWKABRINDISI.IT. Un'atica pratica di Meditazione. Disponível em: <https://www.iwkabrindisi.it/corso-di-standing-meditation/> Visitado em: 14/05/2019


 Ler em Português      Read in English

Laura Miguel (Instrutora de Chi Kung, MTC, Osteopata e Fisioterapeuta) 

Trabalho realizado no âmbito do estágio do 3º ano do Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico da Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC), em Lisboa. 

 Hipótese 
Equilibrando o yin e yang versus sistema neuro vegetativo parassimpático e simpático, através da prática de Chi Kung Terapêutico, é possível baixar e/ou controlar a hipertensão arterial. 

 Objectivos 
Demonstrar que é possível baixar e/ou controlar a hipertensão arterial com a prática regular de Chi Kung Terapêutico. 


 Justificação - Pertinência 
A hipertensão sistémica é considerada um problema de saúde pública devido à sua elevada prevalência e dificuldade de controle. É descrita como um dos fatores de risco mais importantes para a doença cardiovascular. O estudo realizado por Mário Espiga de Macedo et al. “Prevalência, Conhecimento, Tratamento e Controlo da Hipertensão em Portugal. Estudo PAP (2)”, de 2007, indica que a hipertensão arterial é muito frequente em Portugal e as percentagens de conhecimento, tratamento e controlo da hipertensão são muito baixas. Os resultados alertam para a necessidade de desenvolvimento de estratégias nacionais para melhorar a prevenção, a deteção e o tratamento da hipertensão arterial em Portugal. 

 Fisiopatologia 
 Na Medicina Tradicional Chinesa não existe o termo hipertensão arterial. Ela não é considerada uma doença mas um sinal objetivo resultante de um ou vários bloqueios energéticos do organismo e que vem acompanhado de sintomas mais ou menos exacerbados que são em si também manifestações de síndromas subjacentes. Em Medicina Chinesa estes sintomas estão essencialmente associados a síndromas do fígado. Os médicos chineses chamam de síndroma sobrecarregado no topo e vazio na base. Existe um desequilíbrio entre o yin e o yang e apesar da aparência da doença estar no excesso de yang a origem está no vazio de yin. Por outro lado ocorre rotura do eixo shao yin. A água (rim) não é suficiente para apagar o fogo (coração).

 Período de Realização do Estágio 
De 23 de Março a 15 de Junho de 2015. 
Período: 3 meses Horário: 16h30-17h30. 
Duração: 60 minutos 
Frequência: 2 vezes por semana 

 Amostra 
A amostra foi composta por 21 indivíduos entre os 51 e os 79 anos de idade (M=69), sendo 17 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Todos são aposentados e frequentam a universidade sénior, com excepção de 2 indivíduos. 

 Instrumentos de Medida 
 - Esfigmomanómetro para medição da tensão arterial 
- Clue Medical Ibérica 
- Ficha de avaliação 

Métodos de Trabalho 
 - 18 movimentos do tai ji chi kung 
- Automassagem de pontos específicos (1R, 3F, 6BP, 6MC, 7C e 4IG) 
 - Passos terapêuticos 
- Postura da Árvore 

 Exemplo de automassagem: Ponto 1R (yong quan) 




 Ponto 4IG (he gu) 



 Resultados do Estudo 
Da amostra inicial foram selecionados os 10 indivíduos que realizaram sempre as duas medidas da tensão arterial, com o esfigmomanómetro e o Clue Medical. Destes, 5 estiveram presentes em todas as aulas, 3 faltaram a duas, 1 faltou a três e 1 faltou a seis. A média de presenças nas aulas foi de 93.75%. 

 Foram feitas cinco leituras da medição da tensão arterial. A primeira leitura para a pressão sistólica foi feita antes da prática de Chi Kung e as seguintes após cada 6 aulas práticas. O maior impacto foi na 2ª medição ou seja após as primeiras 6 sessões práticas de Chi Kung sendo a diferença de 0,94. 
 A segunda maior diferença que se registou entre duas leituras consecutivas foi entre a 4ª e 5ª medição sendo de 0,8. 
 A diferença entre a 1ª leitura e a 5ª leitura foi de 2.41. 
 Para os valores da pressão diastólica o maior impacto entre duas leituras consecutivas foi entre a 2ª e a 3ª medição, de 0,43, e o diferencial entre as duas últimas foi de 0,22. A diferença entre a 1ª leitura e a 5ª foi de 0,59.

Verificou-se uma diminuição dos valores médios para as tensões máximas (sistólica) e mínimas (diastólica) com mais impacto sobre a tensão sistólica. 
 Foi também determinado o respectivo desvio padrão para a tensão sistólica e verificou-se também uma tendência para a diminuição o que significa que a tendência para diminuir identificada nas tensões é acompanhada de menor amplitude de valores. 
 A amostra para este estudo com o clue medical ficou reduzida a 7 indivíduos pois 3 deles revelaram risco cardíaco eminente dado que os valores do controlo neuro vegetativo, da frequência cardíaca e da variabilidade cardíaca não aparecem registados tendo sido descartada a hipótese dos eléctrodos pois foi feita a leitura da frequência cardíaca. Um dos indivíduos sabe que sofre de cardiopatia e é seguido pelo cardiologista (estenose de uma válvula), os outros dois foram aconselhados a consultar um médico cardiologista. 
 A leitura que se faz deste gráfico é que em média o controle neurovegetativo sobe, ou seja existe um aumento da actividade simpática e uma diminuição da parassimpática. 
 Em relação à frequência cardíaca e variabilidade, a leitura que se faz é que não houve praticamente variação. Em relação à frequência cardíaca a leitura aponta para uma diminuição embora não significativa.



 Conclusão 
 Demonstrou-se que o controle da hipertensão arterial melhorou mas com mais impacto sobre a pressão sistólica. Numa linguagem energética podemos dizer que neste caso específico ao utilizarmos técnicas de Chi Kung para descer a energia do alto, calor e vento, e subir a energia do baixo, água, contribuímos para o reequilíbrio da energia no eixo shao yin assim como da energia yin e yang. 
 Em relação à hipótese colocada se, equilibrando o yin e yang versus sistema neuro vegetativo parassimpático e simpático através da prática de Chi Kung Terapêutico é possível baixar e/ou controlar a hipertensão arterial, os resultados apontam para o aumento do controlo neurovegetativo, ou seja houve um aumento da actividade simpática e uma diminuição da actividade parassimpática. O sistema simpático tem mais impacto na tensão diastólica e esta diminuiu ligeiramente. Perante estes factos coloca-se nova questão: Será que se pode relacionar yin e yang com o simpático e o parassimpático?
 Há variáveis não contabilizadas e que podem justificar esta discrepância pois havia apenas um Clue Medical e como era um grupo grande houve um tempo de espera para a realização do exame, que demorava mais do que a medição da pressão arterial, e que por si só pode ter constituído uma fonte de stress e assim ter deturpado os resultados. 
 Embora sem peso estatístico, em relação à questão colocada sobre quais os aspectos positivos e negativos a salientar da prática de Chi Kung Terapêutico durante estes 3 meses, as palavras chave obtidas como resposta foram: ‘tranquilidade’, ‘estabilidade emocional’, ‘calma’, ‘leve’, ‘fluida de movimentos’, ‘ágil’, ‘equilíbrio’, ‘circulação sanguínea’, ‘postura’, ‘muito melhor’, ‘tensão arterial baixou’, ‘dormir melhor’, ‘muito bom’. 
 O grupo de estudo apesar de bastante heterogéneo evoluiu favoravelmente. Em termos gerais os indivíduos sentiram-se satisfeitos e felizes. Melhoraram a postura, sentiram o que era enraizar e o que era o eixo, melhoraram o equilíbrio, a concentração, a respiração, aumentaram a consciência corporal e a capacidade de relaxar usufruindo de maior tranquilidade. Com a prática do Chi Kung Terapêutico adquiriram estratégias para o reequilibro energético que os ajudarão a ter mais qualidade de vida.
 Seria importante a realização de um estudo mais prolongado para perceber qual o impacto que teria na diminuição da toma dos medicamentos para a hipertensão. Importante também limitar os instrumentos de medida e ter como amostra um grupo etário de hipertensos mais jovens. 



Bibliografia 
Ross, J. Associations de Points – la clé du succés en acupuncture. Satas; 
Lian, Yu-Li; Chen, Chun-Yang, Hammes, M., Kolster, B.C. Atlas Gráfico de Acupunctura. h.f. ullmann; 
Nakamura, T. Respiração Oriental – Técnica e Terapia. Pensamento; 
Chia, M. e Saxer, D. O Tao da Sabedoria Emocional. Cultrix; 
Chuen, L.K. O Caminho da Energia. Manole; 
Nyanadhammo, A. Meditação a andar. Publicações Mosteiro Budista Theravada; 
Problemas Mentais e Emocionais na práctica da MTC
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertens%C3%A3o_arterial http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.513.9357&rep=rep1&type=pdf 


 * Artigo escrito por Laura Miguel, traduzido por Paula Madeira, editado e revisto por Margarida Aires, publicado e paginado por Joana Duque

www.chikung-terapeutico.com

www.esmtc.pt

www.healing-project.com





Comentários

Mensagens populares